29 outubro, 2017

Catequese criativa: Identidade cristã




Para falar sobre a identidade da Igreja Católica, entreguei para os catequizandos uma carteira de identidade cristã. Aqui na Internet tem alguns modelos. Você pode baixar um modelo de identidade comum e personalizar do jeito que quiser. Vi alguns modelos que  estão preenchidos com os dados da nossa vida cristã, como por exemplo filiação, local e data de nascimento.   Aja criatividade!

Como eu personalizei a identidade cristã?






Material utilizado:
-Papel vergê ( Em torno de 20,00 reais, na cor verde claro). Este papel fica perfeito.

Com um modelo de identidade comum e trabalhando no Paint, fui apagando todos os campos da identidade. Retirei tudo:  cabeçalho, assinatura, dados do verso.

No verso, eu colei a oração do credo- Símbolo dos apóstolos- porque esta oração é um resumo da nossa fé.

Depois de muitos testes, eu decidi por uma identidade minimalista! rsrs



*Esta oração do credo (em azul), eu baixei do Google. Se for imprimir, verifique se a resolução está boa. Eu acabei imprimindo a oração em separado e colado no verso da identidade, porque a impressora não estava boa.




Pedi para que desenhassem no lugar reservado à foto. (Pode colar uma foto 3x4 também).




Tive problemas com o cartucho da impressora. Por isso, precisei escrever com caneta. O nome da Igreja eu imprimi  e colei. Deixei aqui o modelo para você imprimir com essas informações já.






Como este material me ajudou a desenvolver o tema "Identidade da Igreja católica"

Eu li alguns textos de vários autores católicos e assisti a um vídeo do Professor Felipe Aquino sobre Identidade da Igreja. Inclusive, no vídeo, o professor compara uma identidade civil com a identidade da Igreja.

Eu incluí na identidade cristã alguns pontos importantes que nos identificam como cristãos: O credo, as palavras "Filho(a) de Deus (Batismo nos concede a identidade cristã, um novo nascimento.) Pensei ainda em incluir outros símbolos importantes: a cruz (sinal do cristão), a pomba do Espírito santo (Segundo o Papa Francisco,  é a "identidade do cristão"). Acabei optando por não colocar muitos símbolos.  Não tive tempo, mas queria criar uma identidade cristã em tamanho A4 para colar no quadro branco.


O que não deu certo no planejamento do encontro- Aprenda com meus erros



-Imprima em um rascunho antes de imprimir no papel definitivo. Eu fiz um modelo e imprimi umas 5 carteiras. Depois não gostei e perdi o trabalho que já tinha feito. 

-Tenha cuidado com imagens que irá utilizar: veja a fonte da imagem e verifique se tem direitos autorais. Pesquisei imagens na Internet para colar na carteira. Gostei de uma imagem com uns dizeres sobre jovens cristãos e depois descobri que era uma logomarca de um movimento evangélico! 

-Planeje com antecedência! Eu tive problemas familiares e precisei viajar. Quando fui montar a lembrancinha, eu estava a um dia do encontro de catequese. Precisei comprar tinta para impressora. Depois a impressora deu defeito e não queria imprimir, ou seja tudo o que se prepara com antecedência tem mais chance de resultados melhores.



"Sempre em frente!"
Cris Menezes
Catequista- Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário