Os 10 Mandamentos- Como dinamizar o encontro


Os 10 mandamentos da lei de Deus é um tema importantíssimo na catequese. Precisamos preparar bem os encontros para que as crianças compreendam bem e continuem a praticar a lei do amor quando se tornarem adultas. Agora é o momento de plantar a semente da palavra de Deus.

Para dinamizar este encontro tenho duas sugestões.
 Varal dos Mandamentos-  vamos fazer uma comparação com a máquina de lavar. Para usar a máquina, precisamos seguir algumas instruções, bem como estar atentos as lavagens de cada peça. Nós também precisamos   de um  manual de instruções: os 10 mandamentos.

Sinalização de trânsito-  vamos  comparar os 10 mandamentos com o trânsito: as sinalizações nos orientam o caminho que devemos seguir e os cuidados que devemos ter na estrada durante a viagem.  Pode começar perguntando de que o carro precisa para andar: uma pista, um motorista, gasolina e etc. Depois só falar da importância das placas de sinalização. "Mandamentos são setas" que nos indicam o caminho para Deus.

Essas comparações são ótimas para motivar o encontro. Seria o correspondente ao passo"ver" do método ver-julgar-agir. (Prefiro começar assim do que comparando mandamentos com leis do Estado como sugerem alguns manuais. )

Neste post, vou mostrar como desenvolver o Varal dos Mandamentos.

Quando fiz a dinâmica pela primeira vez, eu confeccionei cada peça em tamanho grande ( na cartolina) e ficou muito bom. Desta vez,  desenhei  mini roupas e ficaram também muito bonitinhas. Mas esqueci que devia usar também um pregador menor.





Mini roupas






As fotos do encontro ficaram desfocadas... Mas vou postar para vocês verem o erro do pregador grande na mini roupa. Porque aqui eu mostro também os erros, não só os acertos!






Precisei usar durex para segurar as roupas no barbante!




Como conduzir:

Encontrei a dinâmica do Varal dos Mandamentos no blog da Imaculada (Clique aqui ) e apliquei na minha turma. Foi maravilhoso trabalhar mandamentos brincando de colocar roupas no varal. Confeccionei roupas de cartolina, e depois escrevi, com pincel, cada um  dos 10 mandamentos em tiras de papel e fui colando em cada peça de roupa.  Coloquei as roupas de cartolina numa bacia, e até vesti um avental. Disse as crianças que iria lavar roupa, peguei o manual da máquina e comecei a ler algumas instruções. Depois pedi ajuda deles para colocar as roupas no varal. Para concluir expliquei que somos como uma máquina de lavar, precisamos de um manual de instruções que é os 10 mandamentos. 

P.S: com as mini roupas, as tiras com os 10 mandamentos podem ser dependurados no varal, intercalando com as mini-roupas. Cada criança pega uma roupa ou um mandamento. Vão dependurando no varal a roupa e a tira com os mandamentos na ordem.


Cris Menezes
Catequista em Brasília-DF

Comentários