02 abril, 2017

Varal da Páscoa- Coelhinho da Páscoa pode?


Vamos montar um pequeno varal para alegrar a sala de catequese no encontro sobre a Páscoa? Serve também para as crianças  colocarem recadinhos, caso vocês façam um amigo-late.

Material utilizado: papel de scrapbook, barbante, fita adesiva com estampa, prendedor de roupa  de madeira.








P.S:   Nesses últimos tempos, a ovelhinha ganhou muito espaço no lugar do coelhinho. Para quem conhece a Bíblia, sabe que faz todo sentido. O cordeiro é o símbolo da Páscoa do A.T. Mas  depois o sentido da Páscoa se transformou no próprio Cristo. Prefiro ainda lembrancinhas que utilizem a imagem de Jesus, nem cordeiro, nem coelho. A ovelha não faz muito sentido para as crianças.  Acaba sendo um símbolo distante da  realidade deles. Mas acho simpática a lembrancinha de ovelhinha e muito significativa para nós adultos. 

Ano passado discuti muito porque escolheram uma lembrancinha de coelho para entregar na catequese. Dias depois ouvi uma notícia que o papa Francisco entregou ovos de Páscoa para crianças carentes. E isso me calou. A Igreja nunca se pronunciou, não que eu saiba, formalmente contra o símbolo do coelho na Páscoa, inclusive consta em livros de catequese como um dos símbolos da Páscoa. 

Então, quero provocar uma reflexão sobre esses símbolos. Que possamos fugir das posturas extremas, tanto de colocar o coelho como o único símbolo da Páscoa, quanto de condenar o coelho como se não fosse um símbolo da Páscoa. Falem dos símbolos da Páscoa com os catequizandos.  Expliquem o verdadeiro sentido da Páscoa quando entregarem qualquer lembrancinha.
Jesus é a nossa Páscoa! 

( Irei trazer sugestões de lembrancinhas utilizando a ovelha.)

Cris Menezes
Catequista
Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário