25 abril, 2017

Passo "ver" do método ver-julgar-agir + atividades- Abraão



Começamos o encontro com o passo "ver" do método ver-julgar-agir. Neste passo, é preciso olhar a realidade antes de introduzir o tema. Numa turma de adultos, já resgatei o "ver" com a crise dos refugiados. Na catequese infantil,  o ideal é que o ver parta da realidade  famíliar deles. 

1) Conversar sobre a família- Perguntar: "Quantas pessoas moram na sua casa? Sua família é grande? Você conhece alguém que tem muitos irmãos? Antigamente as famílias tinham mais filhos que hoje. Muitos anos antes de Cristo, todo casal devia ter filhos, especialmente filhos homens. Hoje vamos conhecer Abraão e Sara. Esse casal não tinha filhos e um dia Deus prometeu que Abraão seria Pai de uma grande nação. Seria tão grande como as estrelas no céu e os grãos de areia na praia, isto é seria muito difícil de contar."


 2) Painel de Fotos
Vamos montar um painel de fotos da família dos catequizandos. Como fazer? Colocar um painel em branco. Cada catequizando irá apresentar sua família e colar a foto no painel. O catequista irá escrever uma legenda para a foto. (Eu tenho uma outra opção. Podemos fazer este painel com desenhos que o catequizando fará da sua família.)

3) Árvore da Família de Abraão
Vamos falar como a família de Abraão cresceu depois que ele decidiu sair da sua terra para uma terra que Deus iria lhe mostrar.

Do que vamos precisar
Galhos de árvores,  vaso, areia, papéis, caneta.
Eu aproveitei um vaso com umas plantinhas e coloquei o galho no meio. Se não quiser montar com um galho de árvore, pode montar uma árvore artificial, de cartolina ou EVA.

Ir montando a árvore no encontro. Primeiro coloque o galho no vaso e dependure papéis com os nomes Abraão, Sara.




Ambientação do encontro
Preparar a mesa para colocar a Bíblia. Pode-se usar as cores do tempo litúrgico. Se preferir, monte um lugar para a Bíblia no chão da sala. Forre com um pano. Coloque a Bíblia e desenhos da família de Abraão e de outros símbolos que lembrem a  história dele. Eu confeccionei uma "mala" para lembrar das viagens que nosso patriarca realizou para chegar na terra prometida.





Deus cuida de ti.
Cris Menezes
Catequista
Brasília- DF
***


Inspirações: Atividade "Ver"- A mesa do pão-1, Iniciação a Eucaristia-I Leomar A. Brustolin, Paulinas

Dinâmica Painel de Fotos- Iniciação à vida cristã dos pequeninos, Erenice Jesus de Sousa

Árvore de Abraão- A mesa do pão- Iniciação a Eucaristia-I, Leomar A. Brustolin, Paulinas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário