27 abril, 2017

Diário de Catequese: Bíblia e sementes de girassol

"A palavra de Deus é como a chuva que molha"  (Is. 55,10s.).





Queria uma atividade para o encontro sobre a Bíblia que não fosse exercícios e dever. O encontro sobre Bíblia geralmente é um encontro muito teórico: o que é  Bíblia/ Quem escreveu/ Partes da Bíblia/ Livros etc.  E acredito que para um primeiro encontro de catequese sobre Bíblia, podemos ir com calma e não despejar um monte de conteúdo e siglas de livros. Vamos ajudar os catequizandos a entenderem a importância da Bíblia, o que este livro sagrado representa na nossa vida.

"A palavra de Deus é como a chuva que molha "(Is. 55,10s.) Ano passado descobri este versículo quando estava lendo um planejamento num livro de Catequese. É a comparação perfeita e tão simples para as crianças compreenderam que a Palavra de Deus deve produzir frutos na nossa vida. Não é só para ler a Palavra, é para deixar que transforme a nossa vida.

Então, como gosto de plantas, resolvi colocar em prática a atividade de plantar sementes de girassol. Tinha visto esta ideia como sugestão do encontro sobre a Páscoa. Plantar  sementes representaria o compromisso dos catequizandos de dar vida nova ao irmão.  Então usei a atividade mas para falar sobre a Palavra de Deus. Escolhi a Parábola do Semeador (Mateus 13:1-9). Depois de lermos, pedi para um catequizando ler de novo o versículo "O semeador saiu a semear" , e enquanto isso eu ia entregando as sementes. Depois comparamos a terra com o nosso coração; a semente com a palavra de Deus. Entreguei um papel de etiqueta para escreverem o nome que eles dariam para o girassol. Orientei para que escrevessem algo que eles queriam muito para suas famílias, como amor, esperança, alegria, paz. 







Eu comprei terra vegetal ( que já vem misturada com adubo.) por 7 reais e vem 5kg.
Comprei as sementes de girassol que vem num saquinho com uma foto bem bonita de um girassol (umas 15 sementes). Mas descobri que se for para comprar em grande quantidade é melhor comprar na casa que vende ração para animais. Essas sementes que servem de comida para pássaros são muito mais em conta. Não sei ainda se as sementes selecionadas para o plantio são melhores que as que servem de comida para pássaros. Vou saber quando as sementes brotarem. 

Peguei umas dicas em blogs de escola sobre a plantar as sementes de girassol com as crianças. 
-Peça para as crianças levarem garrafas vazias de refrigerante para plantar as sementes.
-Depois, será necessário que em casa os pais mudem a semente para um vaso maior. 
-A garrafa cortada ao meio pode ser decorada pelas crianças antes de receberem as sementes.

Quando as sementes germinarem e os girassóis crescerem, iremos levar para a Igreja  e fazer um encontro de catequese colorido de Girassóis.


Obrigada. 
Cris Menezes
Catequista
Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário