Atividade para Pentecostes- Espírito Santo (Catavento)

Leitura Bíblica- Atos 2

50 dias depois da Páscoa comemoramos Pentecostes: a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria reunidos no Cenáculo. Depois de Pentecostes, os discípulos se encheram de coragem para continuar a missão de Jesus. Eles estavam com medo, trancados em si mesmos. Pentecostes é tão importante, que muitos estudiosos dizem que este dia marca o nascimento da Igreja. 

E para explicar Pentecostes, precisamos falar do Espírito Santo. E como falar do Espírito Santo para crianças de 9 anos?


Fale do amor entre Deus e Jesus. Um amor tão grande que transbordou. O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho. Depois que falarmos sobre o que o catecismo nos ensina, vamos confeccionar um catavento (ou o catequista pode já levá-lo pronto) e ir catar um ventinho na porta ou no pátio da Igreja.





Todos com seu catavento para cima vendo-o girar, rodopiar...






E o que faz o catavento girar? O vento, né? Mas nós vemos o vento? Como sabemos que é o vento?

Somos movidos pelo amor. Somos este catavento de papel, frágeis, movidos pela força do Espírito Santo.  Para concluir a atividade, cito a frase do filme Um amor para recordar: "O amor é como o vento. Não podemos ver, mas podemos sentir."  Substituam "amor" por "Espírito Santo".


Fiz estes com papel de scrapbook.





Uma atividade simples mas cheia de significado.



Como fazer um catavento?



Obrigada por acompanhar.
Cris Menezes
Catequista
Brasília-DF

Comentários