Catequese criativa: Maquete CF 2017- Parte 1

Quando a gente não gosta muito das dinâmicas sugeridas no caderno da CF 2017, a gente cria nossa própria dinâmica! (risos) Foi isso que fiz. Quando peguei o caderno de atividades, vi uma reprodução de dinâmicas que já fazemos basicamente (nada novo, entende?). E sei que somos capazes de fazer mais.   Então, pensei: por que não confeccionar, junto com catequizandos, uma maquete? Podemos também  reproduzir o bioma do lugar onde moramos.

http://tiavaleriacar.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html

http://www.artesanatoereciclagem.com.br/1562-maquete-escolar-modelos-e-dicas-de-como-fazer.html
https://geopibiduepb.wordpress.com/2015/07/27/apresentacao-das-maquetes-sustentaveis/

http://www.artesanatoereciclagem.com.br/1562-maquete-escolar-modelos-e-dicas-de-como-fazer.html


Comecei a montar, com minha turma da Primeira Eucaristia, a  maquete. Eles gostaram tanto da atividade que, no encontro seguinte, não pararam de me perguntar se íamos continuar fazendo a maquete.

Cada um desenhou uma árvore e plantamos essa árvore na maquete. Iremos continuar confeccionando no próximo sábado. Eu tirei a foto do primeiro dia, mas a foto sumiu do celular. Prometo no próximo encontro, levar minha máquina fotográfica e registrar tudo para vocês.  


Minha proposta é  reproduzir a natureza e a cidade. E mostrar que esta interação homem-natureza pode ser feita com equilíbrio. Podemos retirar da natureza tudo que precisamos para viver e sem destruir nosso planeta. 

Do que vamos precisar? 


 Material básico

Folha de Isopor (1 ou 2- Na quantidade das maquetes que quiser fazer. Eu fiz apenas uma. Outra dica é dividir em grupos, uns 4 grupos, e dividir a folha de isopor ao meio. )
* Tinta gauche e pincéis
* Palito de sorvete para fazer cercas
*Usei palito de pirulito (pequeno) para fazer o caule das árvores. Mas pode fazer com  palito de sorvete ou de churrasco.
* Cartolina preta para fazer a pista.
* Caixas de remédios para fazer os prédios.
* Cartolina de diversas cores
* Bonecos  de EVA  ou de plástico (miniaturas)
*Carrinhos e animais de plástico 
*Não esqueçam de desenhar o rio. . 



Pronto. Basicamente é isso. Sábado iremos finalizar a maquete. Se sua turma for fazer esta atividade, me envie foto da maquete pronta (apenas da maquete ok?) que eu publicarei aqui no blog. Até o próximo post!



Ops, só mais uma coisa: Esta atividade também pode ser feita na Catequese da Primeira Eucaristia para ilustrar o tema: "A criação do mundo".



Cris Menezes
Catequista
Deus cuida de nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento