Encontro com catequistas: preparação para planejar a catequese





Público-alvo: Catequistas/coordenadores de etapas

Objetivo: Partilharmos as dificuldades da caminhada; Criar um ambiente de partilha e amizade entre os catequistas; Aliviar a "bagagem" pessoal que carregamos e abrir espaços para o novo que chega; Preparar o terreno para podermos planejar a catequese, definir os temas e atividades.

Encontro 1: Aliviando a bagagem


Ambientação: Leve mochilas, bolsas, malas e disponha perto da mesa da palavra. As malas representam "os pesos" que carregamos durante a nossa caminhada. Quando preparei este encontro, pensei muito num lema: "seja leve". É isso que eu quero propor com este encontro: ser leve, ser amável, ser alegre, ser livre.   Então, para contrapor às bagagens pesadas que carregamos, podemos enfeitar a sala com bexigas, levar algodão doce, fazer bolinhas de sabão junto com os catequistas... Todas essas coisas que nos lembram leveza e alegria. Um conselho: quando fizer encontros e reuniões com catequistas, desenvolva atividades lúdicas com eles. Isso irá ajudá-los muito a serem lúdicos na catequese, independente da etapa. 

Leitura Orante: Mateus 11, 28-30




28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

No primeiro passo da leitura orante, é importante o coordenador explicar o contexto deste texto bíblico  e o que quer dizer "jugo".  Jugo é uma peça de madeira que se coloca em dois animais para eles trabalharem juntos. 
Jesus fez este convite (Vinde a mim)  porque as pessoas viviam oprimidas pela lei judaica. Esta lei era um jugo pesado demais para se carregar, mas o jugo de Jesus é leve e suave.  Jesus convidou aquelas pessoas para caminhar com Ele, lado a lado, e promete aliviá-las.
No segundo degrau "O que o texto diz para mim", os catequistas podem falar de seus fardos, das dificuldades no caminho. (Seguir para os próximos degraus: oração e contemplação.)

Encontro 2: Planejar é preciso


No segundo encontro, o coordenador pode reunir o grupo para  fazer o planejamento do ano de 2017. Já aliviamos a bagagem de 2016, partilhamos nossas dificuldades e dissemos sim a Jesus: queremos caminhar com Ele: "Vinde a mim, vocês todos que estão sobrecarregados. Eu aliviarei vocês." 

Atividade: Vamos levar só o essencial para 2017. 

O coordenador abre a mala e vai retirando o material:  coração de EVA e algumas palavras como: união, paciência, respeito. Ou, se quiser deixar o encontro mais lúdico, coloque na mala:  Um relógio para dizer que: catequista precisa de "tempo" para se dedicar e planejar a catequese; Uma bússola para indicar que precisamos de uma direção; Setas para indicar o caminho (Colocar as setas indicando para uma imagem de Jesus- pode ser uma foto, um quadro ou uma imagem de gesso);  A Bíblia porque é nossa principal fonte da catequese; E leve também calendários, catecismo, livros, caderno, canetas. O coordenador pode até levar uns bloquinhos para os catequistas fazerem anotações. Ou se tiver tempo. esses bloquinhos podem ser confeccionados com os catequistas durante o encontro.

Depois desta preparação, e com a mala vazia, podemos iniciar o planejamento. Temos mais um ano litúrgico para preparar a catequese. Vamos juntos!

Planejamento criado por:

Cris Menezes
Catequista
Brasília-DF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento