30 dezembro, 2016

Como arrumar a sala de catequese- Ambientação


Ainda existem catequistas que acham besteira organizar e arrumar a sala? Espero que não. 




 Infelizmente nossas salas de catequese parecem salas de aula, com direito a quadro negro ou quadro branco! Desfazer esta impressão de sala de aula ou de curso é fundamental. Nada de cadeiras enfileiradas e dispostas igual na escola. Vamos acomodar todos em círculos, de modo que podemos olhar uns para os outros. A disposição em círculo ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e intimista, afinal estamos na casa de Deus.  É bom reservar uma mesa para expor a Bíblia. Coloque também  velas, crucifico  e uma imagem de Nossa Senhora. Na escola catequética, aprendemos a colocar um pano no chão, no meio do círculo, e colocar a  Bíblia. Também gosto de organizar assim.  

Começo a contar a história do encontro já na ambientação da sala. Numa turma de jovens e adultos, imagino que eles devam ficar curiosos para saberem qual será o tema daquele dia. Somos muito visuais. E precisamos utilizar de todos os recursos para que a mensagem de Jesus possa ecoar. Não é para transformar a sala num circo. Catequista não é palhaço! É so ter bom senso e equilíbrio, como tudo na vida. 


 A catequese já comunica na ambientação da sala. Fiz um encontro sobre confissão e levei pedras grandes para ornamentar a mesa da Palavra. Em um momento do encontro, falei do que aquelas pedras representavam. Ilustraram, na verdade, a passagem bíblia da mulher pecadora que iria ser apedrejada. Mas essas pedras representam tantas outras coisas: as pedras que encontramos no caminho, o peso que carregamos quando não sabemos perdoar, as pedras que atacamos nos outros...





Um exemplo bom de como podemos ilustrar o evangelho é da próxima foto.



 Esta ambientação foi feita numa formação para catequistas da escola catequética.  A formadora ilustrou a cena de João 4: uma fonte, moringa e água.



Vou postar umas fotos de ambientações dos meus encontros de catequese para servir de inspiração.




No encontro sobre ano litúrgico, inclui as imagens que fariam parte da dinâmica "Linha da Vida"




O tema era amizade:  dependurei móbiles de coração na sala! Ficou muito fofo!-Primeira Eucaristia




E no último encontro da catequese com adultos, uma árvore de luz, com os nomes dos crismandos, enfeitou a mesa da palavra.




Encontro sobre os frutos do Espírito Santo- Primeira Eucaristia






Em dezembro, a ambientação ficou por conta da coroa do advento.

Espero que vocês tenham gostado deste post e tornem a sala de catequese um ambiente bem acolhedor e repleto do amor de Deus.
 Que tudo nos comunique amor.


Por Cris Menezes
Catequista-poeta-fotógrafa
Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário