Jornalista evangelizador e Rádio catequese- (Tema: Batismo): Dinâmica para Crisma

Uma vez desenvolvemos  na catequese uma dinâmica para simular a gravação de uma rádio! Foi muito legal. Gravei num aplicativo de  voz, mas faltou o microfone para a voz  ficar mais alta. E agora com minha turma de jovens adultos, vou voltar com a ideia da rádio catequizando. Encontrei uma dinâmica até parecida com a ideia da rádio.

Vamos ver?

A dinâmica seguinte foi retirada do livro Catequese criativa (Neusa Fernades, Paulinas).
Pag. 59

"Todo batizado é chamado, pelo testemunho, a tornar-se um evangelizador onde quer que esteja. A catequese é, na verdade, um espaço onde o catequizando inicia  o seu processo de seguimento; de discipulado e, por conseguinte, de comunicador da Boa-Nova de Jesus Cristo. Por isso, essa dinâmica poderá auxiliar  no exercício desse processo de comunicação.

Escolher um texto bíblico(parábola)
Elaborar perguntas fáceis
Escolher e/ou pedir para alguém do grupo fazer papel de repórter. Este irá fazer papel as perguntas a respeito do texto bíblico trabalhado.

Variante: Para que fique mais criativo, o catequista poderá montar uma espécie de rádio ou TV, confeccionando microfones de papel ( ou como achar melhor)."

*****


Confeccionando o microfone



Peguei um modelo na Internet. O microfone é feito com uma bola de isopor, rolo de papel toalha, papel alumínio, papel para artesanato, fita dupla face (ou cola bastão), cola quente. Clique aqui para ver o passo-a-passo.








Rádio Catequese


Iremos fazer um teatro simulando a gravação de uma rádio com entrevistas sobre o sacramento do Batismo. (Já começamos os ensaios).  Pode-se gravar os áudios da rádio (tem aplicativos próprios para gravação de áudios) ou gravar um vídeo. Outra dica é fazer um Jornal da Catequese. Garanto que será muito divertido!

***

Sugestões de perguntas para as entrevistas:(do site Crisma Santo Antônio)




 O QUE É O BATISMO?

O Batismo é o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e somos feitos filhos de Deus.

POR QUE O BATISMO É O PRIMEIRO DOS SACRAMENTOS?

O Batismo é o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos e sem ele não se pode receber nenhum outro.

QUE EFEITOS PRODUZ O BATISMO?

Os efeitos que o Batismo produz são:
  • Perdoa o pecado original e qualquer outro pecado.
  • Dá-nos as três Pessoas divinas junto com a graça santificante.
  • Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo.
  • Imprime na alma o caráter sacramental, que nos faz cristãos para sempre.
  • Incorpora-nos à Igreja.

QUE ACONTECE COM OS QUE MORREM SEM RECEBER O BATISMO?

Aqueles que não podem receber o Batismo, mas o desejam, também podem salvar-se. Chama-se a isto Batismo de desejo. Esse desejo pode ser explícito ou implícito. É explícito quando a pessoa tem e manifesta o desejo de ser batizada. É implícito quanto – apesar de não conhecer o valor desse sacramento – a pessoa procura a Deus sinceramente e deseja de todo o coração a Verdade e o Bem.

QUEM PODE BATIZAR?

Ordinariamente, podem batizar o bispo, o padre e o diácono. Em caso de necessidade, pode batizar qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja, mesmo que ela própria não tenha sito batizada.

COMO SE BATIZA?

Batiza-se derramando água sobre a cabeça e dizendo: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.


***
Obrigada. Deus ama você.
Cris Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento