17 julho, 2016

Dinâmica: "Somos o bom perfume de Cristo." Despedida da Crisma






Hoje foi o último encontro de catequese. Dia de despedida.
Escolhi uma lembrancinha que marcasse este último dia e o início de um outro tempo: crismandos que serão seguidores e discípulos de Jesus.

Conversei uma vez com meu coordenador da Primeira Eucaristia e lembro dele falando que podíamos dinamizar a passagem bíblica (II Cor 2,15) que diz: "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo".

É uma boa oportunidade  para perfumar a catequese. É como traduzir a palavra de Deus em imagem, som, cheiro, vida. 

Pesquisei na Internet e achei um site evangélico que criou uma dinâmica a partir deste versículo acima. Dizia para cortar pequenos lenços de TNT ou papel ofício, perfumar e dobrar. E colocar dentro do lenço a frase  bíblica.  Mas não tinha nenhuma imagem do lenço. Então, eu tive que criar. 









O perfume, eu borrifei por último, depois de colar a frase e dobrar o lenço.  Amarrei o TNT  com barbante.





Conduzir assim: Pedir para os catequizandos sentirem a fragrância no lenço, abrir e ler o versículo.

O catequista pode fazer uma reflexão a partir desta linda passagem bíblica. Acredito que esta palavra- "Somos o bom perfume de Cristo"- combina muito com a crisma. Os crismandos serão ungidos com o óleo do Crisma, este óleo antigamente era perfumado. A partir da imposição das mãos e da unção do óleo, o cristão recebe o Espírito Santo. Na comunidade cristã dos primeiros discípulos, após a imposição das mãos, o discípulo era  enviado para fazer o que Jesus fazia, continuar a missão Dele.


Coloquei os nomes deles na árvore luminosa para lembrá-los que devem ser luz do mundo!




Obrigada. Deus ama você.
Cris Menezes
Catequizando Feliz Blog

3 comentários:

  1. Cris Meneses que trabalho lindo,eu não sou catequista mas gostaria de ser ,sou batizado e fiz a primeira eucaristia e a crisma a pouco tempo e permaneço junto com os catequistas da catequese de adultos as segunda-feira a noite. Adorei suas ideias sua criatividade é mesmo o Espírito Santo agindo em vc,deus te abençoe,muita saúde e paz vou usar algumas de suas ideias pra evangelizar e fortalecer os catequistas que ficaram meus amigos.Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jones! Minha turma atual é catequese com adultos! Continue caminhando e perseverando. Engaje-se nas pastorais. Quem sabe você seja chamado por Jesus para ser catequista! Obrigada pela visita! Deus abençoe! :)

    ResponderExcluir