Formação para catequistas: Catequista tem diploma?


Catequista tem diploma?
Por Cris Menezes


Sou catequista há 13 anos e me sinto ainda em processo de feitura. E sabe de uma coisa? Ser catequista não é um "cargo" que adquirimos ao fazer um curso, não há diplomas. Há apenas um certificado,um certificado diferente...

Catequista não está pronto quando termina um curso de formação. A formação acontece a cada encontro de catequese, é uma caminhada. Depois que termina o "curso", começa outra etapa: a formação dos sentidos do catequista, dos propósitos  firmes no caminho de Deus, o treino  da esperança e perseverança, da compaixão e flexibilidade, da humildade e simplicidade.

Há muitas pessoas com boa vontade que têm "curso de catequista" mas não sabem "fazer catequese" ou não possuem formação e por isso repetem o método puramente doutrinário, rígido, sistemático que aprenderam quando foram catequizados. É preciso saber fazer catequese, ter conhecimento, fé e testemunho de vida. É preciso "aprender a aprender", e comprometer-se com sua própria formação.

Só depois dessa longa preparação é que vem o certificado. E sabe como é entregue este certificado? Está impresso no sorriso, um sorriso que anuncia Jesus; nas mãos postas em oração por aqueles que catequiza, nos braços que acolhem, mais que isso, que abraçam a Igreja inteira; Ah, e tem os olhos, olhos de compaixão igual os de Jesus quando perdoava os pecadores.

Um catequista é feito de palavras, não suas, mas de Deus. É com as palavras que ele anuncia e denuncia. Ah, é feito ainda de sinais, precisamente 7:  das gotas da água do batismo, das Primeiras Eucaristias, dos dons do Espírito Santo. É feito ainda com algumas medidas exatas, 70 vezes 7 de puro amor. É feito do silêncio de Maria, da fé  de Pedro,  da lágrima de Jesus. E é feito de adventos (esperas), de natais (nascimentos) e de páscoas (renascimentos). O ano litúrgico todo cabe nos pés do catequista caminhante.

 O coração do mundo bate no nosso peito missionário: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações."

É você já concluiu o curso de catequista? Já pegou o certificado?

  Deus ama você. Obrigada.



Referências bíblicas
Lázaro: Jo 11, 1-57
"E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava"
Pedro: Mt, 16, 18  Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “
Maria: Lc 1, 26-33 "Eis aqui a tua serva. Faça-se em segundo a tua palavra."

*Texto e fotografia: Cris Menezes

Comentários

  1. OI Cris...que texto gostoso de ler!! Amei
    Santas inspiraçoes pra vc!!
    grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento