Preparar a catequese-Planejamento para catequistas iniciantes


Fonte: wehearit
"O catequista inicia a sua missão de evangelizar no momento em que ele começa a preparar a catequese que vai transmitir aos catequizandos. Esta preparação remota é importantíssima e deve ser realizada com muito carinho e atenção." 
(Maria de Lurdes Mezzalira Pincinato)



Gostei da frase, só mudaria uma palavra: transmitir. Esta expressão "transmitir a catequese" me remete a "dar catequese" e significa que o catequizando é um sujeito passivo que recebe o conhecimento do catequista. Nosso orientador Tadeu, da escola catequética, disse que devemos "fazer catequese" e não "dar catequese". Mas a ideia expressa pela autora da frase acima é boa. Nossa missão inicia na preparação dos encontros, quando começamos a ler sobre o tema.

Acho que o ideal é já começar a preparação com, pelo menos, 5 dias de antecedência. Preparar a catequese um dia antes do encontro é arriscado. Planejamento requer tempo e dedicação. 

Pesquisas podem ser feitas na Internet: procure, nos blogs e sites de catequese, textos sobre a temática proposta. Anote ou salve o que for importante. Uso a tecnologia a meu favor. Tenho uma conta no Evernote e crio então pastas para cada tema, vou salvando tudo o que eu considero importante. 

Quem não conhece ainda,  o Evernote é uma ótima ferramenta de organização. E você pode criar "cadernos" dentro do aplicativo de acordo com o conteúdo da catequese. Você pode acessar o site clique aqui  e  também baixar o aplicativo no celular. Assim, você pode levar para a catequese o planejamento no celular ou tablet, sem necessidade de imprimir. Com esta atitude estaremos cuidando da "casa comum" ao reduzirmos o uso de papel. 

Outra dica é criar um caderno de planejamento (para quem não gosta de tecnologia ou não usa).  Com o caderno, você ficará com o histórico dos seus planejamentos. E na próxima turma, já tem até uma fonte de pesquisa. 


Na Internet, tem muito material bom. Mas não esqueça os livros: são essenciais para o catequista. Nem tudo encontramos na Internet. Sei que livros são caros, mas e se montássemos uma biblioteca para a catequese? Fica a sugestão.

Fique atento aos sites que pesquisa. Procure sites/blogs confiáveis.

Sugiro que procure conectar o tema da catequese com a vida hoje. Por exemplo, falei sobre Abraão que migrou da sua terra natal para uma terra que Deus iria indicar. Para iniciar o assunto (ver) citei os imigrantes, refugiados e até retirantes.

É importante que, durante a preparação, o catequista pense até mesmo nas possíveis dúvidas que irão surgir durante a catequese para se preparar também para as respostas. É bom lembrar que se o catequizando perguntar e não soubermos responder, não tem problema nenhum dizer que vamos pesquisar e trazer a resposta depois.

É bom anotar o planejamento em tópicos, principalmente catequistas iniciantes, assim:

-Oração
-Dinâmica de Apresentação- Troca de crachá
-Ver - Perguntar aos catequizandos: "Você já presenciou pessoas saindo de sua terra natal em busca de sobrevivência em outro estado ou outra cidade? "
-Desenvolvimento do Tema
-Oração



O planejamento é uma fase muito importante, é o pré-encontro de catequese, e o sucesso da catequese vai depender de um planejamento bem feito. 


 Cris Menezes
http://catequesedeeucaristia.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento