O sinal da cruz

"Para introduzir o sinal da cruz, explicar que fomos batizados: 'Em nome do pai, e do filho e do Espírito Santo.' Ensinar como se faz o sinal da cruz, explicando os momentos em que devemos fazer o sinal da cruz.

Fonte: Google

Vivenciando a liturgia: Quando iniciamos a Santa Missa, fazemos o sinal da cruz; ao levantar e ao deitar, antes e depois das refeições, quando saímos para viajar, nos momentos importantes de nossa vida ou quando precisamos tomar alguma decisão que pode mudar a nossa vida e a de nossos familiares podemos fazer o sinal da cruz. O sinal da cruz é o sinal do cristão. Muitas vezes temos vergonha de fazer o sinal da cruz em público; quando olhamos para a cruz vemos a imagem de Jesus morto, e por vezes, sentimos compaixão lembrando de seus sofrimentos. Outras vezes a pressa não permite sequer que percebamos uma cruz no ambiente em que estamos. A cruz não é um símbolo mágico. A cruz é o sinal da unidade de todos os homens atraídos pelo Mistério da Páscoa de Jesus (cf 12, 32).

Na cruz Jesus manifesta o amor incondicional (jo 13,1). 'A caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos, e que, por conseguinte, todos morreram'  (2 cor 5,14). Jesus morreu na cruz por amor. Na cruz Jesus declara que ama cada homem e cada mulher: criança, jovem ou adulto. 'Na cruz Jesus é o centro e o autor principal da liturgia que honra o pai nos céus' (Catecismo da igreja Católica, 662)."

Retirado do livro "A caminho da Eucaristia", autora Maria de Lurdes Mezzalira Pincinato, editoras vozes, 3° edição, página 24.

Comentários

  1. Olá, é com alegria que venho lhe convidar a passar lá no blog e deixar um comentário para sabermos que desejas continuar na lista dos Catequistas Unidos. A lista será atualizada e quem não responder terá seu link retirado. Conto com você!
    http://www.catequesenanet.com.br/2015/01/catequistas-unidos-o-sonho-nao-acabou.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento