Brincando na catequese: Bíblia em mutirão

 Brincadeira do livro: Brincando na catequese. Autor: Rogério Bellini. (Editora Paulinas)



"Objetivo: Manusear melhor a Bíblia e ter maior contato com os ensinamentos da Palavra de Deus.
Como brincar: Sente com seus catequizandos no chão, formando um círculo. Solicite a eles o nome de um personagem bíblico (João Batista, Pedro, Jeremias...). Cante com os catequizandos o refrão de uma música que fale sobre a Bíblia, como por exemplo:

'A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver um Mundo Novo.'

Enquanto estiverem cantando, todos deverão passar a Bíblia de mão em mão. Quando o refrão acabar, o catequizando que estiver com a Bíblia na mão deverá abri-la e encontrar uma citação que fale sobre o personagem escolhido. Caso a pessoa não encontre, esta deverá sair do círculo e, com a ajuda do catequista, procurar o texto. Só retornará à brincadeira quando encontrar a citação. A brincadeira continua até que todos consigam encontrar os textos referentes aos personagens solicitados."
*
*
*

Mais sobre o livro:
O livro "Brincando na Catequese" faz uma releitura das brincadeiras populares (amarelinha, dança das cadeiras, pega-pega), reinserindo-as no universo catequético.

Atenção: 
Para animar os encontros de catequese, conto com a ajuda de brincadeiras e dinâmicas que são escolhidas cuidadosamente: a brincadeira deve ter uma proposta no encontro, ter relação com o tema que estivermos trabalhando.   Rogério Bellini diz que "as brincadeiras não substituem o encontro; elas devem ser usadas como complemento, para assimilar conteúdos de modo divertido. Ao introduzir uma nova brincadeira, procure questionar-se sobre como a mesma poderá refletir e enriquecer o assunto do encontro." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento