Texto e dinâmica: Igreja- Catequese de Primeira Eucaristia



"A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou. Para que isso aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo, e que nos coloquemos a serviço da comunidade. Cada um de nós é um "tijolo" que forma a Igreja no mundo todo, se nós faltamos, aquele lugar na Igreja fica vazio, pois só nós é que podemos preenchê-lo.  A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. Todos os cristãos batizados formam a Igreja. Nela, todos somos iguais em dignidade. Porém, cada um na Igreja tem seu papel, isto é, todos têm seu valor: Papa, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e principalmente os Leigos, que somos nós. A Igreja é a Família de Deus e Nossa Família também. Às vezes, pensamos que Igreja é aquele monte de tijolos um em cima do outro que formam o lugar onde o povo vai rezar... Não, não, Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DE DEUS. Como surgiu a igreja? Com a vinda do Espírito Santo, este dia era e é chamado de Pentecostes. Pedro o discípulo de Jesus foi o primeiro Papa da igreja. Já existiram 265 papas de São Pedro. O atual é José Rosinguer, Papa Bento XVI. Para ajudar o Papa tem os Bispos e os Padres. Os bispos cuidam das dioceses. E as dioceses são divididas em Paróquia, que tem um Padre para cuidar e fazer missas, confissões, casamentos, batizados, orientação das catequistas. E o Padre que cuida da Paróquia é chamado de Pároco ou Vigário. Fomos Batizados, somos chamados a sermos apóstolos de Jesus, e pregar o Evangelho e a vivê-lo, mesmo que isto seja difícil, por que o que Jesus nos ensina no Evangelho, é totalmente ao contrário do que a sociedade nos obriga a viver, por isso temos que ser perseverantes em nossa Fé. A Igreja é enviada por Jesus para continuar a presença e a missão dele no mundo. Ela é missionária. Está a serviço da felicidade de todas as pessoas. Todos nós batizados somos responsáveis pela Igreja missionária. Somos missionários quando:
§  Procuramos viver como Jesus viveu.
§ Participamos da vida da comunidade Igreja: das orações, da missa, da catequese.
§ Colaboramos para que o mundo tenha mais paz.
§ Ajudamos nossa família e nossa comunidade a serem mais abertas e solidárias com os que precisam de nós.”

(Fonte: Pastoral Bíblico-Catequética)


Dinâmica

Cada um recebeu um "tijolo" para ajudar a construir a nossa igreja e colamos os tijolos com o nome de cada catequizando e com o nome das pastorais e movimentos da nossa igreja.







Comentários

  1. Lindo a ideia, pois somos todos um tijolo vivo da nossa igreja, o que seria da igreja sem nossa presença? Tenho certeza que as crianças guardaram no fundo do coração esta ideia.
    PAZ E LUZ!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, qt tempo... seu blog está lindo!
    Amei essa dinãmica, já vou reservar para o próximo ano.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris! Sou o Rodrigo, do blog nº 83 dos Catequistas Unidos, e hoje estou aqui para te convidar a ver e participar do meu novo espaço de evangelização o www.catequizarcomjesus.blogspot.com que já foi inscrito no grupo!

    E queria dizer que seu blog está muito bom e adorei esta publicação aqui em cima com a dinâmica e a Árvore da Santíssima Trindade também!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. :) BELA IDÉIA!
    http://atelierdannyebel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário