18 junho, 2012

Jesus, nossa Eucaristia

Minha conversa com as crianças- Turma de reposição

        Significado de Corpus Christi: é uma palavra latina que significa Corpo de Cristo. Na festa de Corpus Christi comemoramos o Corpo de Cristo, ou seja a Eucaristia, Jesus presente na hóstia santa e no vinho.

Pão material x pão espiritual
          Para vivermos precisamos nos alimentar diariamente. Não conseguimos viver muitos dias sem comida, nem bebida. O pão (a comida) alimenta nosso corpo, nos dá energia para realizar nossas tarefas. Sem alimentar, nós morremos.
Nós somos feitos de corpo e alma. E nossa alma necessita de amor, como o corpo precisa de alimento.
Eucaristia é este alimento para nossa alma, é o nosso alimento espiritual,  é a hóstia que recebemos na missa.

         A hóstia é um pão sem fermento. O que acontece se não colocarmos fermento no bolo? Isso mesmo, o bolo não cresce. Mas a hóstia não é só um pão sem fermento, a hóstia consagrada é o próprio Jesus que se doa por nós, e quer ser nosso alimento, quer nos fortalecer, nos ensinar amar as pessoas, quer ser nossa força e coragem, quer nos dá vida verdadeira. Vocês sabem em que momento a hóstia deixa de ser um simples pão para se transformar no próprio Jesus? Isso mesmo, no momento em que o padre abençoa a hóstia e repete as palavras de Jesus, na última ceia com os apóstolos:

Tomai todos e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice
e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo:
Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim.

A Igreja repete os gestos e as palavras de Jesus, há milhares de anos, como Ele próprio pediu.

            Depois da Primeira Eucaristia, vamos receber a segunda eucaristia, a terceira... a mil eucaristia, vamos receber a eucaristia atéééé o final da vida, em todas as missas que participarmos. (Daí uma criança me interrompe e diz: e se a gente pecar, tem que se confessar. )É, quando pecarmos, precisaremos nos confessar para continuar recebendo a Eucaristia. É bem assim: Quando alguém que a gente gosta diz que vai nos visitar, nós corremos e arrumamos nosso quarto, arrumamos a casa toda, limpamos e organizamos as coisas para receber a nossa visita. Ninguém quer mostrar uma casa suja e desarrumada para os outros. Da mesma maneira, nós precisamos limpar o nosso coração, para receber Jesus. O nosso coração está assim (mostrar uma folha em branco), mas olha só o que o pecado faz no nosso coração (mostrar a folha branca com manchas- Usar a cor laranjada para parecer sujo.). O pecado suja o nosso coração. Então precisamos limpar o nosso coração para receber Jesus, Como fazemos para limpar o nosso coração? (Deixar que as crianças falem.)


            Primeiro, precisamos nos arrepender do pecado que cometemos. Reconhecer que erramos: "Puxa, eu não devia ter feito aquilo, ter brigado com meu irmão, ter desobedecido meus pais..." Depois, vamos pedir perdão a Deus e pedir perdão para a pessoa que magoamos. Vamos também precisar nos confessar com o padre, que na hora da confissão representa o próprio Jesus. Nós contamos ao padre nossos pecados. É só lembrar dos 10 mandamentos. Peguei contra os 10 mandamentos? Vou então precisar me confessar, para depois receber a comunhão.


Celebração

A Igreja repete o gesto de Jesus e suas palavras há mais ou menos dois mil e doze anos. (Pedir para que todos peguem o pão e o suco de uva. Esperar que todos peguem. Ninguém pode comer antes. Quando todos estiverem prontos, ler a passagem bíblica da Última Ceia.)





Para copiar no caderno

"Jesus quis sempre ficar com a gente. Por isto Ele se torna alimento-a Eucaristia- que nos dá forças para caminhar sempre unidos.

Devemos repartir o amor e a amizade com as pessoas. E repartir tudo o que temos e o que sabemos. Só assim a nossa vida se torna uma vida de comunhão. Não devemos viver egoísticamente, mas devemos repartir tudo aquilo que temos o outro que tem menos. "


Oração final no Santíssimo

Senhor Jesus, te peço para abençoe minha família e te peço, Jesus, para que nunca falte comida na minha casa. Me ajude a amar todas pessoas, também aquelas que me aborrecem e me irritam.


Estudo no Youcat

"A sagrada Eucaristia é o sacramento em que jesus Cristo entrega Seu corpo e o Seu sangue-Ele próprio-por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja. A Eucaristia é, depois do batismo e da confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica A eucaristia é o misterioso centro de todos esses sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta , durante a consagração do pão e do vinho. A Eucaristia é portanto, a fonte e o centro de toda a vida cristã( Concílio Vaticano II). Tudo aponta para ela; aliás, não há nada maior que se possa alcançar. Quando comemos o pão partido, unimo-nos ao amor de Jesus, que no madeiro da cruz nos ofereceu o seu Corpo; quando bebemos do cálice, unimo-nos Àquele que até derramou sangue durante a Sua oferta por nós. Não inventamos este rito; foi o próprio Jesus que celebrou com Seus discípulos a Última Ceia e antecipou a sua morte; Ele ofereceu a seus discípulos sob os sinais do pão e do vinho e exortou-os a celebrarem a Eucaristia a partir de sua morte: ‘Fazei isto em memória de mim.' (I Cor 11, 24)".

3 comentários:

  1. Boa tarde Cris. Passei para visitar seu blog e para desejar-lhe um abençoado final de semana.ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Passando por aqui para

    informar que meu blog

    que antes tinha o

    título " Ronei

    Figueiredo -

    CATEQUISTA -" que tinha

    como endereço

    "roneicatequista.blogsp

    ot.com.br", passou por

    mudanças e está com

    novo título que é " Ao

    encontro de Cristo " e

    novo endereço que é:

    "encontrodecristo.blogs

    pot.com.br"
    Vamos atualizar a lista

    dos catequistas unidos

    com o meu novo titulo e

    endereço?
    Grato pela compreensão.

    ResponderExcluir
  3. OIB ADOREI SEU BLOG!!!! É MUITA CRIATIVIDADE EM PRÁTICA NÉ,OLHA O MEU E SE GOSTAR ME SEGUI
    http://juntoemisturado-danny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir