Juízes: Líderes que conduzem o povo



Encontrei este texto que resume bem o tema de Juízes. Este texto foi inspirado no Livro do Catequista (Fé, vida-Comunidade)


Quando o povo de Israel entrou na Terra Prometida, a terra foi dividida entre as doze tribos de Israel. Cada tribo tinha o nome de um dos doze filhos de JacóO povo libertado por Moisés, depois de escapar do Egito, recebeu os mandamentos e conseguiu chegar à Terra Prometida. Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida, deixando a condução do povo para Josué.Quando Josué morreu, os hebreus já tinham se estabelecido em Canaã. 

Nesta terra, o Povo começou a viver no meio de outros povos que eram mais fortes e poderosos, começando a se afastar de Deus, aprendendo os maus costumes desses povos e se esquecendo dos Mandamentos e da Aliança.Para ajudar os israelitas a sair dessa situação, Deus fez surgir JUIZES que, conforme a ocasião, levavam o povo a voltar–se para Ele e a se libertar.A história dos Juízes está situada entre 1200 a 1020 anos, antes de Cristo. Foi um tempo cheio de dificuldades, com a continuação da conquista da Terra Prometida.

Os JUIZES eram lideres populares, animados por Deus. Tinham muita fé e coragem. Por isso, conseguiram realizar a libertação desejada pelo povo.O livro de Juízes, no Antigo Testamento, conta história da ação de Deus por meio desses homens e mulheres, chamados JUÍZES.Desta forma, vai acontecendo a história do povo: 
1- O povo se esquece da lei de Deus e peca.2- Deus manda um opressor como castigo.3- O povo chora e se arrepende.4- Deus suscita um Juiz.5- O Juiz ajuda o povo.6- O povo tem paz até a morte do juiz.

 Esses líderes eram os “Juízes Menores”. Houve tempos em que surgiram grandes dificuldades, situações de guerra, quando surgiram líderes que uniram e guiaram as tribos na luta contra os inimigos. Esses líderes foram chamados de “Juízes Maiores”. Os juízes menores foram: Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elon e Abdon.Os juízes maiores foram: Otoniel, Aod, Débora e Barac, Gedeão, Jefté e Sansão. A grande dificuldade enfrentada pelos juízes no governo dos israelitas era a infidelidade a Deus por parte do povo, que muitas vezes se voltava para o culto aos deuses pagãos. Outra dificuldade era enfrentar e vencer os povos cananeus que ainda resistiam.Débora conseguiu a vitória sobre os reis cananeus que habitavam as terras centrais e, assim, possibilitou a união entre as tribos do norte e as do sul. Gedeão, que a princípio relutou em assumir a liderança dos hebreus, tentou reorganizar o povo e conseguiu vencer os reis de Madiã. 

O jovem Sansão lutou contra os filisteus, que haviam se estabelecido na região costeira e se tornaram uma ameaça séria aos hebreus. Era um homem muito forte, muito corajoso, mas também pouco prudente. Ele acabou se apaixonando por Dalila, que o traiu e o entregou aos seus inimigos, os filisteus, que o mataram.O tempo dos juízes termina com o início das atividades do profeta Samuel, considerado o último dos Juízes. 
  Fonte: www.santuariopenapolis.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha da Fraternidade 2017- Por onde começar?

Caça Tesouro- CF 2017

Como falar da Semana Santa com as crianças- Planejamento